26 janeiro, 2019

O odiado Sábado!!!

"6ª feira é a espera do Levante que nunca mais chega para nos aquecer o mar, 
é uma bússola que aponta sempre uma fonte e nós com sede e cansados de andar."
(uma coisita pretensiosa para começar)

Esqueçam a imagem, foi o que se arranjou. Existe uma hierarquia nos dias da semana. Sim, existe sim!


Comecemos por baixo, pela vil 2ª feira, dia de ressaca, em que o tempo se arrasta e não passa. Nasceu para ser esquecida, mas no fundo não tem culpa de ter que existir.

Seguem-se a terça e a quarta. São dias sem história, não existem. São dias de arrasto, nem doces nem azedos, que se atravessam sem pensar. São o que são.

Quinta já começa a ter história, é o dia do "ainda", "ainda é 5ª feira", mas já dá perfumes a sexta. 

A 6ª feira por si só não é nada, mas é tudo porque anuncia o fim de semana. É um dia impróprio para ansiosos. Goza-se por antecipação e fazem-se planos. Aliás a sexta é quase fim de semana, pois é noite de jantarada. Pica-se com o Domingo, mas ganha quando grita, eu quero o sábado, que está logo ali e o domingo grita, eu quero o sábado, que está ainda tão longe.

Entremos no Top Três (se estiveram a contar parece que já só faltam dois, mas como o sábado são dois dias, por isso faltam três):

3 O Sábado de manhã é o dia das compras, limpezas, tomar banho e essas coisas necessárias. Torna-se aborrecido, cansativo e por vezes deprimente. Mas já é fim de semana, por isso que se lixe.

2 O Domingo é o Patriarca dos dias, faz-se amor de manhã, antes que os putos acordem, vai-se à missa, comem-se almoçaradas em família, tosta-se na praia, passeia-se e vê-se o Netflix. Dorme-se a sesta. É um dia vaya com dios.

1 O Sábado à noite, como suspeitavam se leram até aqui, está no topo. É um dia sem responsabilidades, que sabe a álcool e cheira a fumos e a suores, em que se respira música e se enrolam corpos desconhecidos por vontade. É o dia do Uber para o desconhecido.

O Sábado à noite é o Carnaval misturado com o Santo António e deve ser tão invejado e odiado pelos outros dias, a ansiosa 6ª feira, o relaxado Domingo, a odiada 2ª feira e os outros tontos, que nem imagino.

Sem comentários:

Enviar um comentário